Home

Home
"Bem-Vindo!"

   

   
"Não posso estar fraco e triste, pois a alegria do SENHOR é a minha força"

  

  
"É possível ofertar sem amar, mas é impossível amar sem ofertar"

Prêmios Recebidos

Prêmios Recebidos
"A terra é insultada e oferece suas flores como resposta."

Vamos Fazer Fuxicos?

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Final de semana chegou... semana puxada, vamos fazer fuxico?
Hehehe, não estou falando de mexericos ou intrigas, mas algo que é relaxante e gostoso de fazer – fuxiquinhos de pano. Pra quem não sabe, o fuxico é a arte de transformar retalhos em trouxinhas de pano. Sim! Uma pequena trouxinha de pano que, sozinha ou costurada a outras, pode formar ou decorar bolsas, blusas, colchas, almofadas e o que mais a criatividade permitir. Isso é fuxico...

É gostoso porque é uma técnica artesanal feita com retalhos, linha, agulha, criatividade e paciência, hehehe. Muita paciência!

Pesquisando encontrei mais sobre a origem do fuxico de pano. Nas pequenas cidades do Brasil, as mulheres costumavam se reunir para costurar e enquanto isso conversavam sobre a vida. Imagina?! "fuxicando", fofocando. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a técnica não é genuinamente nacional e tem origem desconhecida. Acredita-se que chegou ao país trazida pelos portugueses e espanhóis no século 19, e suas manifestações mais fortes podem ser vistas em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Curiosamente, o fuxico também pode ser encontrado em países como o Tibete, o Vietnã e a África do Sul em formatos variados, mas com o mesmo fundamento das trouxinhas costuradas. Versátil, ele pode ser peça de decoração ou de moda, mas é um artesanato altamente delicado. Quem estiver disposto a aprender a técnica deve gostar de trabalhos manuais e ter habilidade, cuidado e estar atento às minúcias.

Então...quem se habilita?

Bem...eu sou apaixonada por essa arte, mas a tal da “fofoca” estou fora! Devemos guardar nossas línguas. Se entregarmos nossos desejos naturais ao Senhor, Ele vai nos ajudar a permanecer retas. Deus recompensa os justos e os íntegros. Devemos nos esforçar para permanecer assim. Prefiro as belas formas que o fuxico de pano dá em almofadas, colchas etc;...

Vamos aprender?

"O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos". Pv 16:28

Com amor,

Pra.MC


FLOR DE FUXICO FECHADA PASSO A PASSO

Veja que belo resultado temos fazendo essa flor de fuxico. Vamos aos passos:
Primeiro corte um molde em papelão que seja o dobro do tamanho desejado para a flor. Exemplo, se você quer uma flor com 5cm de diâmetro, corte o círculo no papelão com 10cm de diâmetro.
Usando o molde, corte os círculos no tecido
Dobre uma pequena borda do círculo e vá alinhavando como mostrado na figura acima
Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas se unam no centro. Agora é só dar um nó para prender e o fuxico está pronto! Se você alinhavar os pontos bem próximos, o fuxico fica com o centro mais aberto como na foto acima. Já se você alinhavar pontos mais distantes, o fuxico fica mais fechado.
Fonte:http://www.revistaartesanato.com.br/fuxico/apreda-a-fazer-o-fuxico-passo-a-passo/06

0 comentários:

Postar um comentário

Palavras são sementes!
Obrigada pelas sementes lançadas aqui no blog DEVOCIONAIS.
Deus te abençoe...
Shalom

 

Copyright © 2008 - 2009 ·Devocionais