Home

Home
"Bem-Vindo!"

   

   
"Não posso estar fraco e triste, pois a alegria do SENHOR é a minha força"

  

  
"É possível ofertar sem amar, mas é impossível amar sem ofertar"

Prêmios Recebidos

Prêmios Recebidos
"A terra é insultada e oferece suas flores como resposta."

Pequena Maravilha

quarta-feira, 26 de agosto de 2009



Falando um pouquinho da soja...


Ela vem se tornando um alimento mais presente na alimentação do brasileiro. O Brasil atualmente é um dos maiores produtores de soja do mundo.
Essa pequena maravilha chegou ao Brasil em 1908, pelos imigrantes japoneses, que a introduziram no Estado de São Paulo.

Por muito tempo seu cultivo se manteve com caráter experimental, sendo mantida apenas em instituições de pesquisa. A partir da década de 60 os agricultores do sul se interessaram em cultivá-la de forma extensiva. Sua planta se adapta em variados tipos de solo, resiste à seca e em geral, é pouco afetada por pragas...

A soja pode substituir a carne nas refeições. É rica em vitaminas A, C, E e do complexo B. são encontrados também os minerais: cálcio, fósforo, ferro, e potássio... sem falar nas fibras, de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino. Além de seu alto valor nutritivo e protéico, é uma arma potente contra a desnutrição. O grão dourado é um grande aliado na luta contra a fome e as doenças que a fome provoca. Os nutricionistas chamam a soja de alimento funcional: além de nutrir, traz saúde, cura.

A soja também tem alguns poderes medicinais, já foi comprovado que, nos países asiáticos, onde o consumo de grãos é bem alto, a incidência de câncer nos ovários e de doenças cardiovasculares é menor que em países do Ocidente.
Pesquisas da American Heart Associantion - AHA (Associação Americana do Coração) têm demonstrado que a ingestão de proteínas de soja reduz as taxas de LDL Colesterol (o colesterol ruim). Nutricionistas chamam a soja de alimento funcional: além de nutrir, traz saúde, cura. O grão dourado é um grande aliado na luta contra a fome e as doenças que a fome provoca.

"Espantosa versatilidade. Um jornalista inglês que viveu na China, citado por Alfons Balbach em As Hortaliças na medicina Doméstica, descreve bem: fermentada, produz os molhos que dão sabor aos alimentos; prensada, fornece o óleo de cozinha mais usado no mundo; ao germinar, é vegetal fresco rico em vitaminas; colhida verdinha na vagem, dá um delicioso prato; moída seca, vira farinha para pão; moída úmida, vira leite sem colesterol nem a indigesta lactose; leite que coalhado, dá um queijo, o tofu, gostoso de mil maneiras. A carne de soja, temperada como carne bovina moída, rende um saboroso hambúrguer". Fonte: Almanaque Brasil

Bem, pra quem gosta da soja como eu e não sabe como prepara-la, encontrei várias receitas interessantes e práticas; você também pode conferir, clicando aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se faz bem a súde temos mais é que que comer mesmo! :D
Esse é um alimento que não está presente na minha alimentação diária!
Ao menos, diretamente!
Bjs
Carla

27 agosto, 2009
Madalena disse...

Oi Marcinha,
Independente de ter esse monte de negocio, eu como proteina de soja, alias eu gosto bastante, mas tem que saber fazer, se não fica ruim.
Um dia abençoado,
Beijokas

27 agosto, 2009
Carolina disse...

Oi,
Eu como soja em grãos e também tomo o leite...já o tofu, como menos pelo sabor, as vezes, não me agrada rsss, mas depois acostuma,
tudo pela saude

Carol x:

27 agosto, 2009
Mell Silva disse...

Bommmmmmmmmmmm diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia!
Amo soja e seus derivados.... O.o
Um dia de vitorias!
Beijão

27 agosto, 2009
Lucio Mauro disse...

Irmã Marcia,
Eu gosto, soja temperada é muito bom, excelente para se comer enquanto assiste a um jogo de futebol hehehehe. Carne de soja também é muito bom.Mas o que me intriga mesmo, é o fato da soja ser produzida aqui e não ser comida por aqui. Como entender isso? Coisas de Brasil.
Um dia cheio de Deus na sua vida. Todos os dias, antes de começar o meu expediente, eu tenho que vir aqui e meditar. Vc colocou os versículos no site e o melhor é que ele muda a cada dia, perfeito isso! Muito criativa.
Fica na paz,
Lucio

27 agosto, 2009
Anônimo disse...

Dependendo do que é feito com a Soja, comer soja não é nenhum sacrifício.

Quem gosta de Tofu como eu que o diga. [kcool]

P.S. Tofu é um queijo feito a base de soja, uma das melhores coisas que a culinária japonesa já fez. :D

27 agosto, 2009
Márcia Correia disse...

RESPOSTA:

Olá, Carla, Carolina, Mell, Lúcio e Anônimo(a)!
Obrigada, queridos!
Cada visita e cada comentário...Deus os abençoe muitíssimo!
Shalom

Postar um comentário

Palavras são sementes!
Obrigada pelas sementes lançadas aqui no blog DEVOCIONAIS.
Deus te abençoe...
Shalom

 

Copyright © 2008 - 2009 ·Devocionais